Minha cidade, meu destino: Austin – Texas (Luciana Misura | Blog Colagem)

By | 09.05.2021

Quantas vezes você pensou em viajar dentro da própria cidade? Muitas vezes deixamos de aproveitar muitas coisas que estão debaixo dos nossos narizes, e foi por isto que convidei alguns amigos especiais para participarem da série“Minha cidade, meu destino”, onde cada um irá publicar 5 fotos e 5 dicas especiais. No décimo quarto post da série Luciana Misura, mãezona expatriada em terras do Tio Sam, é uma blogueiras de 1001 projetos – todos muito bem feitos e destaques na internet! Designer, amante de fotografia e casada com um americano, ela compartilha dicas da excêntrica capital texana:

Austin é a capital do Texas e pouco conhecida do turista brasileiro, que está mais acostumado a ouvir falar em Houston ou Dallas, duas das maiores cidades texanas e que tem vôos diretos do Brasil. Nos mudamos para Austin em março de 2008, fugindo do frio do norte dos EUA. Viemos atrás do sol e calor e Austin não decepciona, o verão aqui é escaldante, com temperaturas acima de 38 graus quase todos os dias. Mas a fama da capital do Texas não é pelo calor: é uma cidade considerada excêntrica pelo resto do estado.

Cidade universitária, sede da Universidade do Texas (uma das maiores dos EUA); apelidada de Vale do Silício do Sul com uma enorme concentração de empresas de tecnologia; cidade da música onde bandas em início de carreira tentam chamar a atenção, principalmente durante o festival South by Southwest que acontece todos os anos em março e é o maior do gênero nos EUA (reunindo cinema, música e tecnologia). Austin também é uma cidade para esportistas, com um número enorme de ciclistas, corredores e triatletas e mais um tanto de eventos esportivos que atraem atletas do país inteiro. É uma pequena cidade grande, com menos de 1 milhão de habitantes e ainda um ótimo lugar para criar uma família (espero que isso não mude!).

Antes que as hordas invadam a cidade para o South by Southwest mês que vem (os hotéis em downtown já estão lotados desde dezembro), divido com vocês 5 programas bacanas na minha cidade adotiva:


Passear na Hike and Bike Trail no Town Lake em downtown
A Hike and Bike Trail é a trilha mais bonita da cidade na minha opinião e tem ótimas vistas do skyline de Austin, margeando o rio Colorado (não é o mesmo Colorado do Grand Canyon, vale dizer). Você pode caminhar, correr, alugar uma bicicleta, ou até mesmo alugar um caiaque pra passear no rio. Vá do Zilker Park até a Ponte dos morcegos na Congress Ave, para ver o prédio do Capitólio ao fundo do corredor de prédios (vá por uma margem, atravesse uma das pontes e volte pela outra). Se o dia estiver quente, você pode voltar pro Zilker Park e se em Barton Springs, que é uma fonte sempre a 20 graus (friaaa!) represada em uma enorme piscina dentro do Zilker Park (que tem também um jardim botânico bonitinho, um ótimo playground e montes de festivais bacanas durante o ano).

Dar um mergulho na piscina natural Hamilton Pool
Mesmo se você não quiser tomar banho na piscina natural, o lugar é lindo e vale o passeio. O que era um rio subterrâneo no passado, depois do desabamento do teto por causa da erosão, virou uma “caverna” em meia-lua com uma cachoeira e piscina natural.  Para chegar até lá você passa por um canyon bem verde e bonito, em uma trilha fácil (mas tem uma descida pedregosa que não é boa pra crianças ou qualquer pessoa que tenha dificuldade de locomoção). Hamilton Pool é uma reserva florestal e o número de pessoas que podem entrar é limitado, no verão você tem que chegar bem cedo ou então no finalzinho da tarde pra conseguir entrar. Fica 23 milhas oeste do centro de Austin.

Comer um autêntico churrasco texano no Salt Lick em Driftwood
Não deixe de experimentar o churrasco texano mais tradicional de Austin no Salt Lick, que na verdade fica em um rancho em Driftwood, cidadezinha sudoeste de Austin. O lugar é super simples e tem enormes mesas e bancos de madeira, dentro do restaurante ou embaixo dos enormes carvalhos no jardim. Nos finais de semana tem sempre algum cowboy tocando música country ao vivo ao ar livre. Mas o bom mesmo é o churrasco texano: brisket (um corte de carne do peito do boi), linguiça, costela e o molho secreto da casa (muito diferente de todos os molhos BBQ que você já provou na vida, te garanto). Peça All-You-Can-Eat e coma o quanto aguentar, mas deixe um espaço pra uma das cobblers de sobremesa. Dica: leve a sua própria bebida alcóolica porque eles não vendem nenhuma, a cidade de Driftwood não permite a venda de bebidas alcóolicas, somente o consumo – pare em um posto de gasolina ou no Whole Foods de downtown (que tem uma seleção espetacular de cervejas importadas e baratas além de vinhos e outras bebidas) antes de ir ao Salt Lick e compre a bebida alcóolica gelada de sua preferência pra levar. Outro detalhe: só aceitam pagamento em dinheiro (mas tem máquina pra sacar dinheiro dentro do restaurante 😉 )

Ver o pôr-do-sol mais bonito da cidade no Oasis
O Oasis é um restaurante absolutamente kitsch imenso no topo de uma colina com a vista do Lago Travis, o maior dos lagos-reservatórios da cidade. É o melhor lugar pra ver o pôr-do-sol em Austin, disparado. A comida é tex-mex e bem fraquinha, então aconselho ir apenas pra tomar umas frozen margaritas comendo um aperitivo e depois do espetáculo da natureza jantar em outro lugar melhor. Fica super cheio na hora do pôr-do-sol, claro, mas como o lugar é enorme nunca tive problemas pra conseguir uma mesa; claro que quanto mais tarde você chegar, pior vai ser a localização da sua mesa.

Ver as flores silvestres na primavera
Em março começa o espetáculo das flores silvestres em Austin e no Hill Country, que é a área de colinas a oeste da cidade. São milhares de flores coloridas, começando com as Bluebonnets, a flor símbolo do Texas, azul-arroxeada. Depois vem uma leva de flores amarelas, e depois uma leva de flores laranjas. Dependendo do quanto choveu no outono e inverno a floração é maior ou menor. Já tivemos anos absolutamente espetaculares, e anos afetados pela seca quando praticamente não vimos flor nenhuma.

Tem muitas outras coisas bacanas pra fazer em Austin, dê uma olhada lá no Colagem (meu blog pessoal) começando pelo post Viajando para Austin ou nas dicas de Austin que escrevi no Aprendiz de Viajante.  Quem vier conferir as dicas, depois me diga se Austin não é a cidade mais cool do Texas 😉

Luciana Misura
Blogs: http://luciana.misura.org e www.aprendizdeviajante.com
Facebook: www.facebook.com/Colagem e www.facebook.com/AprendizdeViajante
Twitter: www.twitter.com/lucianamisura
Instagram: www.instagram.com/lumisura
Pinterest: www.pinterest.com/lucianamisura

Confira todos os posts da série “Minha cidade, meu destino”.

Category: 10