São Miguel do Gostoso. A primeira vez que ouvi este nome fiquei bastante curioso…
Procurei ler alguma coisa, mas a melhor forma seria tentar explorar pessoalmente, já que teria o Flávio Carneiro, amigo do meu irmão Michel (autor do blog), como referência. Ele é quase um nativo, já que há alguns anos atrás trocou a correria de São Paulo para viver e trabalhar por lá. Desde os preparativos, acabou sendo um ótimo contato para programar a viagem!
Hoje posso afirmar que São Miguel do Gostoso é a melhor cidade pequena no litoral do Brasil que já conheci! Vou tentar descrever um pouco e mostrar algumas imagens dessa viagem que, apesar de rápida, deixou o gostinho de um lugar incrível, único ‐ realmente Gostoso!
Nas dicas vou falar sobre o caminho, as distâncias, onde ficar, o que fazer, o que comer (não faltam opções excepcionais – padrão melhor que de cidades grandes, pois os preços em Gostoso são muito em conta), as praias, os esportes radicais (Kitesurf, Windsurf, Stand Up e Slack Line), as atividades noturnas, os bares e os passeios. Enfim, tudo que você precisa para se aventurar por lá!
Por volta de 110 km da capital do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é uma pequena vila de pescadores ao norte de Natal. Com cerca de 10 mil habitantes, diversas praias, uma rua principal, e muitas opções de restaurantes e bares. A diferença crucial desse local parece ser a paixão que todos moradores ‐ e aqueles que decidiram tocar suas vidas por lá ‐ têm por tudo que fazem. Desde os detalhes aconchegantes da pousada, até a qualidade de restaurante em frente à praia com um espaço único para você realmente aproveitar a noite.
Desembarcando em Natal de avião, uma ótima opção é alugar um carro para ir até Gostoso. Eu reservei um carro pela internet e fui recebido no desembarque do aeroporto, onde me entregaram o carro a menos de 15 metros da porta de saída… muito prático e econômico. Como eu estava levando o material para fazer Kitesurf, optar por ônibus ou outro tipo de transporte seria bem mais trabalhoso ‐ o Transfer tem um preço a partir de R$ 160,00 (o carro fechado). Já o aluguel do carro saiu por volta de R$ 70 a diária, com ar‐condicionado. Não se engane, pois apesar de ser uma cidade pequena, vale à pena ter um meio de transporte por lá para poder explorar tudo que Gostoso e seus arredores podem oferecer.
A viagem leva pouco mais de uma hora: pegue a BR 406 (acesso através da Av. Felizardo Firmino Moura), depois siga pela a RN‐107. Continue por esta rodovia até chegar na BR‐101, onde vai rodar cerca de 70 km. Pegue à esquerda na RN‐221 e siga até Gostoso.
PROGRAMAÇÃO E ESPORTES
Localizada “onde o vento faz a curva”, a vila de São Miguel do Gostoso é um dos melhores pontos que já vi no país para praticar alguns esportes radiciais. Windsurf e Kitesurf encontram condições perfeitas por lá, onde a direção e intensidade do vento entre setembro e março são excepcionais. Existem algumas escolas onde você poderá fazer as primeiras aulas ou até mesmo ter apoio utilizando seu próprio equipamento.
Acompanhamos uma aula de kite com o Flávio “Mineiro” e deu para ver o porquê ele já é famoso pela tranquilidade que passa aos seus alunos. Sempre focado, principalmente nas questões de segurança, deixa o aluno bem confiante para começar os exercícios na água. Além de instrutor, o Flávio também organiza kitetrips especiais por toda a região, proporcionando momentos únicos em praias desertas (“secret spots“) com condições perfeitas para a prática do kitesurf.
Para quem se interessar, pode entrar em contato com o Flávio “Mineiro” Carneiro pelo telefone (84) 9481-6321 ou flavio.branco@gmail.com e solicitar todas as informações necessárias, inclusive montagem de pacotes com pousadas, transfers, aulas e passeios.
No Albergue da Jangada e Escola Gostoso eles têm todos os equipamentos mais novos para o esporte (são renovados a cada ano) e foi onde tive o apoio para praticar, além de acompanhar algumas aulas para iniciantes…
Ainda para relaxar e treinar o equilíbrio, slack line ou uma aula de Stand Up, seguida de um incrível pôr‐do‐sol visto de dentro do mar!
Enquanto eu fazia kite na praia do Santo Cristo encontrei os kitesurfistas Anderson e Jone, que estavam no meio de um Mega Down Wind (Olinda /PE – Fortaleza /CE) com mais de 1000 km pelas praias do litoral Nordeste do Brasil. Eles aproveitaram a estadia no Albergue da Jangada naquela noite, para seguir nos dias seguintes para a conclusão de um novo recorde brasileiro.
Para os familiares e outros visitantes que querem só aproveitar as férias, existe uma ótima estrutura para relaxar e curtir as praias quase desertas num cenário rústico e aconchegante. Ao longo das principais praias da vila existem também várias pousadas e restaurantes com pratos caseiros deliciosos.
Uma ótima opção para o começo do dia ou para o pôr‐do‐sol seria percorrer as praias limpas e quase desertas a pé. Dentre as praias de Gostoso posso citar:
Ponta do Santo Cristo: foi considerada nos últimos anos a melhor praia do Brasil para esportes como kitesurf e windsurf; Praia do Cardeiro / Praia da Xepa: é paralela à rua principal, na região mais movimentada; Praia do Maceió / Praia de Tourinhos: a 6 km do centro através de uma estrada de areia batida, é uma excelente opção para quem quiser descansar um pouco do vento de São Miguel. Águas calmas, bom para andar e nadar, curtir com crianças. Existe bonita uma formação de pedras na parte leste da praia.
Quem tiver a opção de ficar mais tempo de férias em São Miguel do Gostoso, existe uma vila de pescadores ainda menor chamada Galinhos, a cerca uma hora de viagem de buggy pela areia da praia. Galinhos não tem transporte público, motos ou carros, tudo é bastante rústico, mas vale a pena ser visitada para se fazer kitesurf e admirar a exuberância da natureza.
ACOMODAÇÕES E ALIMENTAÇÃO
Fiquei hospedado no Albergue da Jangada, gostei demais do local e das pessoas que conheci por lá… a pousada é muito bonita e tem um clima fantástico. As acomodações podem ser de acordo com as preferências e necessidades de cada hóspede. Dentre as opções existem os quartos Amazônia, Arraia, Cumaru, Cioba… quartos construídos em madeira para até três pessoas e também dois quartos maiores ‐ os estúdios, construídos em madeira e alvenaria, que acomodam até cinco pessoas. Particularmente, gostei muito da varanda privativa espaçosa, com rede e mesa, que dão um clima incrível à suíte Tartaruga. O Albergue da Jangada oferece ainda banheiros para portadores de necessidades especiais.
Posso citar alguns restaurantes fantásticos que tive a oportunidade de conhecer, como:
Spaço Mix, onde você passa a noite com ótimas músicas a cargo da carismática figura de Dj Sebah. Com um atendimento excelente você poderá desfrutar de vários drinques e pratos diferentes! Este bar e restaurante é um dos mais espaçosos e criativos da cidade, e costuma funcionar num horário além do horário normal de fechamento dos demais restaurantes. As mesas, cadeiras e sofás na areia, os bares e palco pensados e construídos nos menores detalhes, as diversas árvores, o barulho do mar, o mirante com tapete, sofá e almofadas convidam a passar momentos realmente especiais, sob o céu único e estrelado de Gostoso.
Jardim Seridó (comida mexicana e frutos do mar), Point do Pastel, Menino da tábua (espetinhos) e Bar do Tico.
Ideia de Jerico ‐ restaurante de um Chef formado em Gastronomia que trabalhava em São Paulo. Com um atendimento muito atencioso e refinado, mas ainda dentro da simplicidade de Gostoso, ele usa as combinações mais elaboradas e os melhores ingredientes para criar pratos e saladas dignos dos restaurantes mais caros das capitais, só que fica na frente da praia, em São Miguel ‐ a qualidade e preço são realmente incríveis.
As noites geralmente são calmas em Gostoso, mas nos finais de semana é comum rolar algumas festas ou encontros mais animados. Um dos points é o Madame Chita, uma mistura de creperia, bar e loja, que oferece caipirinhas de vários sabores e sobremesas exóticas. Sempre rola um movimento no bar Jack Sparrow’s, na Ponta do Santo Cristo, uma espécie de pub na areia da praia com trilha sonora de rock e muitos gringos.
No final de semana que eu estive por lá houve o Conexão Reggae Festival, reunindo muita gente pra curtir o show de duas bandas de forma bastante descontraída.
Outro programa que volta e meia acontece por lá e tive a oportunidade de curtir bastante foi a QUINTA DO VINIL, num clima incrível do Sunset Bar e uma cerveja super gelada, na Pousada Recanto da Praia. Com uma galera especial, de pé na areia e na beira da praia, pude curtir por horas as melhores músicas em vinil ao som do Dj Flávio.
“Aqui se faz gostoso” é o lema da cidade e foi isso mesmo que pude comprovar em praticamente tudo que vi por lá! Definitivamente, é um lugar que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer!
Texto e fotos: Marcel Passos Zylberberg