Olá, todos que acompanham o Rodando Pelo Mundo. Foi com muito prazer que recebi o convite para colaborar com este post para o blog do meu amigo Michel. Aqui, contarei um pouco das primeiras impressões da Austrália. De começo, garanto que o RPM me ajudou com informações importantes nas minhas pesquisas pré-viagem.
Estou passando uma temporada na Austrália para aprimorar o idioma e, claro, curtir um pouco deste país, já que esta é minha primeira oportunidade de sair do Brasil. Reunir planejamento financeiro, roteiro, objetivo e foco nestes objetivos é certeza de sucesso e ótimo aproveitamento da sua “trip”.
Escolhi a Austrália porque é um país com um clima semelhante ao do Brasil: calor no verão e não muito frio no inverno, pelo menos aqui na Gold Coast, cidade/praia escolhida para esta temporada. Em alguns pontos ao Sul do país, o inverno é rigoroso e neve não falta, perfeito para quem gosta de esquiar nas montanhas.
Escolhi também porque tenho amigos aqui, inclusive minha namorada, Mônica, que está estudando pós-graduação, e outros que, no Brasil, sempre me indicavam o país para estudar inglês. O período de estadia não é muito longo, oito meses de visto, com possibilidade de extensão deste visto para o tempo que desejar, caso os planos se multipliquem por aqui.
Logo que cheguei, a primeira impressão foi de um país organizado, limpo e educado, já que o transporte público funcionou no horário, havia muitas lixeiras para coleta seletiva e o povo disposto a te fornecer qualquer tipo de informação.
Quanto ao idioma, o meu inglês não era dos melhores, mas o pouco que sabia me ajudou muito. Escolhi não ir para uma “homestay” porque já tinha feito alguns contatos com alguns amigos residentes que me ofereceram estadia temporária. E já planejava morar com minha namorada, instalada na cidade há quatro meses, o que facilitou a minha adaptação.
Como sabia que, quando a temporada de estudos começasse o meu tempo ficaria escasso para aproveitar algumas viagens curtas dentro do país, aproveitamos para fazer algumas “obrigações” logo que cheguei. Já saí do Brasil com uma passagem pra conhecer Sydney no ano-novo, por exemplo.
Já acompanhado, conhecemos Brisbane. Andamos bastante pela cidade, que é grande, mas não tem praia, porém com um clima ótimo. Lá, pegamos um trem e saímos em South Bank, lugar perfeito para passar um dia inteiro curtindo o local.
Em poucos dias já estávamos em Sydney. Belíssima cidade, turística, com vários lugares para passear, inclusive lindas praias, como a famosa Bondi Beach. A Vila Olímpica também foi uma ótima escolha. Impressão de ver pessoas do mundo inteiro por lá, menos australianos. Chineses, indianos e brasileiros são maioria.
Ao voltar, agora para a Gold Coast, a prioridade era conhecer o maior número de praias possível. Já tínhamos preparado um roteiro bacana. Com uma “highway” que cruza toda a cidade, é só pegar um ônibus e descer no ponto desejado. Fácil! Uma praia mais linda que a outra, difícil eleger a melhor. Mas Coolangatta me surpreendeu. Não é à toa que é uma das preferidas dos surfistas, com ondas perfeitas. É a primeira do Circuito Mundial de Surfe, o Quiksilver Pro, onde os melhores do mundo estarão por lá para esta competição.
Comprei uma bicicleta por AU$ 100. Perfeito para me locomover e conhecer cada cantinho da cidade. Bom também para economizar com o transporte, que não é dos mais baratos. Caso você seja estudante universitário, terá um desconto considerável na tarifa da passagem.
Após dois meses, agora que começaram as aulas, é me concentrar para fazer valer o todo o investimento e curtir a troca de experiências com os novos colegas da Tailândia, Itália, Japão, Suíça, França, os árabes, os latinos, entre outros. Gostei do clima, das pessoas e da estrutura da cidade. Aproveitar o tempo livre também é obrigação. Estou passando por excelentes momentos da minha vida aqui.
Espero que tenham gostado. Aproveitem também para ler os posts do Michel aqui da Austrália. São dicas e informações preciosas para que têm a intenção de sair do Brasil.
Até logo! Arnaldo Borges
NOTA DO BLOG: Agradeço com muita honra essa colaboração do meu grande amigo Arnaldo! Para acompanhar as novidades desse casal irado se aventurando em terras australianas, basta seguir os perfis deles no Twitter: Arnaldo Rafael Borges (Bra) @ArnaldoRBorges | Mônica Valentin @movalentin e também o blog muito legal da Mônica com tudo sobre essa temporada deles na Austrália: http://mecurte.wordpress.com
Grande abraço e muita paz!
Michel P. Zylberberg
www.rodandopelomundo.com